Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Robô de última geração da BD para gestão de medicamentos chega ao Brasil

A BD, empresa de tecnologia médica que produz e comercializa dispositivos, equipamentos e reagentes, traz ao Brasil o BD Rowa Technologies, solução que alia tecnologia e eficiência para revolucionar a gestão total de medicamentos em ambientes hospitalares e farmácias.

A BD, empresa de tecnologia médica que produz e comercializa dispositivos, equipamentos e reagentes, traz ao Brasil o BD Rowa Technologies, solução que alia tecnologia e eficiência para revolucionar a gestão total de medicamentos em ambientes hospitalares e farmácias.

O robô é inovador porque acelera procedimentos ao otimizar a organização interna das farmácias, culminando na diminuição dos gastos com manutenção de estoque. O equipamento automatiza o processo de armazenamento, separação e distribuição de remédios, reduzindo desperdícios por meio do cálculo exato de dosagens e do monitoramento da validade dos medicamentos.

A tecnologia foi instalada na Drogaria Onofre da Avenida Paulista, em São Paulo, e conferiu ao estabelecimento o título de primeira Farmácia do Futuro de toda América Latina.

Desenvolvido com tecnologias de Inteligência Artificial, que aprendem práticas diárias de distribuição e operam de acordo com a demanda, o BD Rowa Technologies atualiza automaticamente o estoque – buscando melhorar a velocidade e precisão da distribuição dos medicamentos (que leva aproximadamente 30 segundos).

O sistema produz relatórios que determinam volume de saída de cada produto para fins de reposição dos fármacos. O equipamento também possui um refrigerador que armazena produtos que precisam de temperaturas controladas e mantém um ambiente com clima estável para os demais remédios.

“Os principais benefícios para uma farmácia são a diminuição dos níveis de estoque e maior visibilidade das quantidades. Além disso, por causa da disponibilidade e agilidade de entrega do robô, acaba a necessidade de o farmacêutico sair do balcão para procurar o produto e diminui-se o tempo de entrega dos fármacos. Para o usuário, os benefícios são a redução do tempo de espera e o recebimento de um atendimento mais personalizado e atencioso por parte do profissional”, analisa Juan Carlos Esquivel, diretor da área de Medication Management Systems da BD.

Esquivel conta que foi realizado um experimento para medir o tempo de entrega de quatro medicamentos em duas farmácias da franquia Onofre, uma com o robô e outra sem. Nesta, o cronômetro atingiu quase 6 minutos. Já naquela, aproximadamente 1 minuto e 15 segundos. “Esses quase 5 minutos de diferença implicam a maior eficiência para a loja e nos melhores benefícios para o usuário que está aguardando na fila”, afirma Esquivel.

O BD Rowa Technologies também pode ser utilizado em hospitais como plataforma de gerenciamento de fármacos, desde pedido e logística até armazenamento, controle sobre o inventário e distribuição aos pacientes. Da mesma forma, garante a disponibilidade das medicações, rastreabilidade dos produtos, agilidade nos processos e segurança tanto do paciente quanto dos profissionais.

Esquivel conta ainda que esse é primeiro contato da solução com o mercado brasileiro e da América Latina. “A ideia, a partir de agora, é oferecer o robô para outras instituições e aumentar a participação no país. O Brasil tem muita demanda por otimização de tempo e espaço, então, acredito que o BD Rowa Technologies terá muitas oportunidades de crescimento”, finaliza.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar