Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ABIMED investe em iniciativas em prol da inovação no país

Fabrcio CampolinaA ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) nasceu na Hospitalar há 20 anos e vem, desde então, aumentando sua participação e ampliando sua parceria com a organização do evento. Milhões de pacientes em todo o mundo se beneficiam de tecnologias de equipamentos e produtos médico-hospitalares que salvam, prolongam e melhoram a qualidade de vida. Estudos internacionais mostram que, além de pacientes, a tecnologia é benéfica também para a economia do sistema de saúde: melhora sua eficiência e gestão, reduz tempo de internação, possibilita o diagnóstico precoce e a prevenção, tratamentos menos invasivos e menos custosos, entre inúmeros outros ganhos.

Com o objetivo de divulgar a importância da inovação e da tecnologia médica para a promoção da saúde e bem-estar da população e para todos os participantes da cadeia da saúde, a ABIMED lidera diversas iniciativas para acelerar a inovação em nosso país. Confira a entrevista concedida por Fabrício Campolina, presidente do Conselho de Administração da ABIMED, e saiba mais sobre a atuação da entidade:

1. Quais são os projetos da instituição para 2017?

Fabrício Campolina: Em nossa reunião de fim de ano, que já tem presença confirmada do Ministro da Saúde, anunciaremos uma série de novos projetos. Como destaque, ressalto o lançamento em 2017 de um sistema de informação para coleta de dados epidemiológicos, em princípio para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que utilizará a base de dados disponível nos sistemas público e privado para obter informações que permitam avaliar os resultados das ações de saúde e os custos da assistência médica fornecida a essas doenças ao longo do tempo. Este projeto está sendo construído em parceira com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e será uma contribuição importante para uma gestão mais efetiva de sistema de saúde no Brasil.

2. Fale um pouco sobre os projetos da instituição e o impacto deles para setor?

Fabrício Campolina: A ABIMED lidera diversas iniciativas para acelerar a inovação em nosso país, promover um ambiente de negócios ético, sustentável e favorável aos investimentos. Entre os projetos que desenvolvemos em 2016 destacamos os seguintes: Lançamento da Campanha Tecnologias que Transformam Vidas; a 2ª edição do Prêmio Abimed de Inovação Transformacional; realização de estudo com a consultoria Tendências demonstrando que o livre mercado e a transparência são os pilares fundamentais na promoção de um mercado de produtos de saúde sustentável; fortalecimento da Comissão de Ética da associação, que passou a ter atuação autônoma em relação à direção da ABIMED,  e realização de diversos workshops com nossos associados para ajudá-los a estruturar processos de compliance em suas organizações.

3. Como a sua participação no evento ajuda no desenvolvimento dos seus projetos?

Fabrício Campolina: Para a ABIMED a presença na Hospitalar é uma oportunidade de contribuir, - por meio de painéis de debates e abrindo espaço para a participação de pequenas e médias empresas, - para acelerar a inovação no país e ampliar o acesso da população às tecnologias médicas, que são alguns dos principais pilares de atuação da associação.
Mais uma vez, a Hospitalar confirma sua vocação como encontro referência de negócios da área de saúde no Brasil. Esse ano, particularmente, foi muito especial para ABIMED pois, comemoramos 20 anos de nossa fundação.
A nossa comemoração contou com a palestra do ex-ministro Maílson da Nóbrega, que expôs para mais de 200 líderes os desafios da saúde no País e com a visita do Ministro da Saúde Ricardo Barros, em nosso estande.
Na oportunidade, apresentamos ao Ministro a visão da entidade sobre as propostas para promover a sustentabilidade do setor. Estas propostas incluem nosso Estudo Econômico sobre Regulação de Preços e nosso Código de Conduta que determina melhores práticas de compliance para nossos associados.

Cinco membros do nosso conselho foram reconhecidos pelo seus papeis de destaque no setor, com a premiação dos 100 Mais Influentes da Saúde. Durante o evento, anunciamos a segunda edição do Prêmio ABIMED de Inovação Transformacional.
Nosso estande também recebemos a vista de um grande volume de interessados em nossos workshops, parcerias com a associação e pedidos de filiação.
Enfim, a Hospitalar 2016 foi muito especial para ABIMED e parabenizamos toda a equipe da Feira e da UBM Brazil pela competência e primazia ao realizar este que é um dos principais eventos do setor em nosso país!

4. Há quantas edições participa da Hospitalar?

Fabrício Campolina: A ABIMED nasceu na Hospitalar há 20 anos e vem, desde então, aumentando sua participação e ampliando sua parceria com a organização do evento.

5. Como você vê a importância desse evento no setor da saúde como todo?

Fabrício Campolina: A Hospitalar é a feira mais importante do setor médico-hospitalar do Brasil e uma das maiores do mundo.  Além de congregar grande número de empresas expositores do Brasil e de outros países, promovendo um intercâmbio saudável e necessário, é um importante fórum para que profissionais da área, hospitais, empresas e autoridades debatam os temas mais relevantes do setor, apontem tendências e façam propostas de políticas públicas. Dessa forma, promove negócios e aponta caminhos que impactam positivamente o setor da saúde.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar