Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Doenças do coração matam mais que todos os tipos de câncer

Apenas em janeiro foram registrados mais de 30 mil mortes

Imagem de capa doenas do coraoOs números assustam, mas servem como um alerta importante: as doenças cardiovasculares são líderes de mortes no Brasil e matam muito mais que todos os tipos de câncer. São 2,5 vezes mais que os acidentes e mortes decorrentes por violência e 6 vezes mais que as infecções, incluídas as mortes por Aids.

O Cardiômetro, ferramenta desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Universidade Federal do Rio de Janeiro com o objetivo de mensurar melhor como anda a saúde do coração, indica o número de óbitos em decorrência da doença. Apenas em janeiro deste ano, 29%, o que corresponde a mais de 30 mil mortes, foram registradas.

Como alerta o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias, o Cardiômetro, é fundamental que as pessoas estejam cientes acerca dos fatores de riscos das doenças cardiovasculares, como hipertensão, colesterol, tabagismo, estresse, sedentarismo e diabetes), as características de cada um deles e medidas simples para evitá-los. "Se os pacientes seguissem à prescrição de medicamentos indicados e controlassem os fatores de risco, grande parte das mortes seriam evitadas", esclarece o presidente da SBC. A cada três receitas prescritas por cardiologistas, pelo menos uma não é aviada, o que significa que mesmo tendo recebido orientações médicas, muitos não as seguem, expondo-se aos riscos das doenças.

Soma de fatores: Tecnologia e novos hábitos a favor do coração

A tecnologia, associada à mudança de hábitos, favorece muito o tratamento e até mesmo prevenção das doenças cardiológicas. E as novidades não param de chegar ao mercado de saúde em benefício do paciente.

A Medtronic, fabricante de produtos e equipamentos médico-hospitalares, graças a uma parceria com a Lumen Foundation oferece um gerenciamento abrangente e economicamente viável para o Infarto Agudo do Miocárdio em toda a América Latina. Utilizando dispositivos de telecomunicações especiais, o LATIN: Latin America Telemedicine Infarct Network conecta unidades de tratamento básico e ambulâncias à rede de centros de tratamento. Os socorristas de emergência transmitem, em tempo real, o eletrocardiograma (ECG) e outros dados médicos a um cardiologista remoto que pode fornecer um diagnóstico preciso e recomendar um tratamento pré-hospitalar em 10 minutos, geralmente antes de o paciente chegar ao hospital.

3.EPIQ 7 da PhilipsJá a Philips disponibiliza três opções de equipamentos para facilitar a visualização mais fiel do quadro real do paciente e facilitar na rápida tomada de decisão.  O EPIQ 5 E 7 possui tecnologia 3D cardíaco transtoráxico e transesofágico , proporcionando diagnósticos mais confiáveis; o CX50, com praticidade de portabilidade, com dados precisos ao lado do leito, que permite ver estruturas menores com excelente nível de detalhes; e  o EchoNavigator, que funde de modo inteligente as imagens de raios X e ecocardiografia 3D,com informações críticas sobre a anatomia do tecido mole do coração, e ao mesmo tempo, visualização dos cateteres e dos implantes cardíacos.

Agora, como a prevenção e tratamento devem estar associados a uma série de medidas, tais como o acompanhamento médico, uso correto de medicamentos e equipamentos de última geração, a mudança de conduta também é muito importante para evitar problemas cardiológicos.

De acordo com a Sodexo, o bem-estar físico e emocional são determinantes para o tratamento clínico de um paciente cardíaco, e por este motivo aposta em cardápios diferenciados com redução de sal, porém com ênfase em aromas. Para tal, criou a Oferta Cuore, solução de serviço que permite ao paciente cardiopata a retomada no prazer em alimentar-se, manter-se nutrido e capacitado durante o tratamento. Com baixo teor de gordura, aposta em ingredientes funcionais e uso intensivo de ervas frescas.

Já a Healthways, empresa Sharecare com foco em mudança de comportamento para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para as pessoas, desenvolveu um Programa de Gestão de Crônicos e Programa Sênior (participantes com mais de 65 anos) que apontou três fatores cruciais para mais qualidade de vida e bem-estar para as pessoas. São eles: a percepção de saúde, ou seja, como classificam seu estilo de vida e suscetibilidade a riscos de internação; a adesão ao tratamento e a mudança de hábitos. 

Após um ano de monitoramento, 80% relata um acompanhamento médico regular e 95% possuem adesão ao uso de medicamentos conforme a prescrição médica. Já quando o assunto é mudança de hábitos fatores como tabagismo, alimentação saudável e atividade física podem ser mais desafiadores, e oscilam entre resultados positivos e negativos ao longo do tratamento.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar