Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital das Clínicas realiza primeiro transplante de útero da América Latina

Procedimento foi bem-sucedido e a paciente está evoluindo bem, de acordo com a equipe médica

HCtransplanteO Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) realizou o primeiro transplante de útero da América Latina. De acordo com a equipe médica, o procedimento foi bem-sucedido e a paciente está evoluindo bem. Ela nasceu com a síndrome de Rokitanski e por isso não tinha o órgão. O procedimento foi realizado no dia 20 de setembro. Os médicos acreditam até na possibilidade de uma futura gravidez.

“Esse transplante pode ajudar no emocional e autoestima das mulheres. A paciente está bem, mas terá que aguardar seis meses para começarmos o tratamento hormonal, caso não haja complicações. Tudo ocorrendo bem, a expectativa é de que em um ano ela possa tentar engravidar. Já temos oito embriões fertilizados com o sêmen do marido", explicou o chefe da equipe de Transplantes e professor titular da USP no setor de Gastroenterologia, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque.

"Para nos prepararmos [para o transplante], enviamos membros da equipe para a Suécia, que ficaram por lá por duas semanas. Eles acompanharam os procedimentos e mais tarde foram supervisionados pelos suecos", completou o professor. O útero escolhido para o transplante era de uma mulher por volta dos 40 anos e que já havia dado à luz por duas vezes.

Com informações do Portal do Governo do Estado

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar