Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Raul Cutait é condecorado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo

O médico, com 43 anos de carreira, é uma das maiores referências médicas do País

Sol Raul Cutait Raul e Marcia CutaitO médico Raul Cutait e sua mulher Marcia Cutait.Na noite da última quinta-feira (10), Raul Cutait, cirurgião gástrico, especialista em coloproctologia, endoscopia digestiva, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia geral, recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. A homenagem, que ocorreu em ato solene na Assembleia Legislativa de São Paulo, reuniu autoridades, amigos e familiares.

 “Sucesso é poder compartilhar amor e afeto, ser respeitado e respeitar”, ressaltou o médico ao falar sobre a importância da medicina em sua vida. Segundo ele, a área médica lhe deu a oportunidade de preencher inquietações, conhecer, conviver com diferentes crenças e fazer o bem para as pessoas. “Nem sempre tudo dá certo na medicina, mas temos de tentar que tudo dê certo, sob a égide do comportamento ético”.

Cutait criticou ainda o sistema público e privado de saúde “por não privilegiarem o médico”, e as escolas de medicina do País por não apresentarem nem condições básicas nem humanas para formar profissionais. “Jovens se formam sem condições de competir por vagas de residentes que, atualmente, são 30% inferiores ao número de formandos”, destacou.

Cutait adicionou a essa crítica os baixos salários pagos aos médicos, que os obrigam a ter até quatro empregos, restando-lhes pouco tempo para se dedicar à família e ao lazer. O especialista se referiu às pesquisas que revelaram que as remunerações, apesar de insuficientes, não estão no topo das reclamações dos médicos. O que mais os incomodam é a incapacidade de exercer a medicina em sua plenitude. “Sentem-se derrotados porque os exames e tratamentos não são acessíveis ou demoram em demasia”, pontuou. Após esta explanação, Cutait disse que aceitava a homenagem em nome da categoria.

Prestígio

Raul Cutait tem mais de 15 prêmios científicos nacionais e internacionais, destacando-se o ISI (Institute for Scientific Information), conferido em 2001. Membro de 19 sociedades médicas nacionais e 17 internacionais, é co-fundador da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica.

Ao se dirigir ao homenageado, Antonio Jorge Salomão, secretário-geral da Associação Médica Brasileira, lembrou episódios que evidenciam a atuação de Cutait na área médica. Um deles foi o fato ocorrido em maio deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal votou e derrubou a validade da lei que autorizava pacientes com câncer a fazer uso da chamada pílula do câncer. Os ministros argumentaram que a lei punha em risco a segurança e a saúde dos pacientes, abrindo precedentes para que outras drogas fossem ofertadas à população sem a devida comprovação de segurança médica. “A fundamentação dos ministros baseava-se em artigo de Cutait, segundo o qual as doenças devem ser entendidas à luz da ciência; ele destacava que a esperança é fundamental e os médicos devem fazê-la constar de seus receituários, colocando-se como parceiros de seus pacientes em suas batalhas contra a doença, mas não devem oferecê-la sem o devido embasamento científico, sob o risco de promover o charlatanismo”, relatou.

 Ao final da cerimônia, Capez cumprimentou Cutait “pelo exemplo de ser humano e cidadão, pela grandeza e humildade”. A entrega da honraria foi feita por dois pacientes do médico: Maria Fernanda Capez e Salim Curiati. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar