Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologia é aliada da medicina mais segura

Evolução de equipamentos, remédios e sistemas de controle ajuda a mitigar erros

hospitlarsegurancaSegundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), erros no atendimento médico atingem uma a cada dez pessoas internadas em hospitais bem equipados. Problemas na aplicação de medicação ou uso inapropriado dos recursos prejudicam o paciente e também ampliam os custos do sistema de saúde. Estudos da OMS mostram que as despesas adicionais causadas pela insegurança geram hospitalização prolongada, perda de receita e custos jurídicos. Apenas os prejuízos com injeções aplicadas de forma inadequada são estimados em US$ 535 milhões por ano.

A ascensão de uma medicina mais segura requer a aplicação de tecnologia no atendimento. O diagnóstico é do Canadian Patient Safety Institute. Segundo o instituto canadense, o desenvolvimento dos equipamentos e dos sistemas de tecnologia da informação tem promovido maior segurança ao paciente e ajudado a reduzir o número de incidentes. Entre as vantagens da tecnologia estão a agregação de dados dos pacientes – a exemplo da implementação de prontuários eletrônicos – e o provimento de informações utilizadas para mitigar erros.

Na área de equipamentos inteligentes, o crescimento no uso de dispensadores automáticos de medicação e suprimentos tem ampliado a segurança. Já a relação entre médico e paciente ganha com o avanço de sistemas de monitoramento a distância, capazes de gerar informações, em tempo real, sobre a saúde do paciente. O acompanhamento remoto evita internações, mune o médico de dados necessários para reavaliar a medicação, dá maior autonomia e amplia o engajamento do doente ao tratamento.

Exemplo dessa tecnologia é o sistema Home Monitoring da empresa Biotronik. A ferramenta permite transmissão automática e diária das informações coletadas pelos sensores instalados no dispositivo. O uso da tecnologia foi associado, por meio de pesquisa, à redução no risco de mortalidade em pacientes com problemas cardíacos. Além de ampliar o controle da doença, o sistema substitui o acompanhamento em consultório e permite diagnóstico precoce de eventos sintomático e assintomáticos.          

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar